#SomosFortes



sexta-feira, 1 de julho de 2022

Mister Ismael: o balanço das últimas três épocas - 2019-2020 a 2021-2022

Em entrevista concedida ao site oficial do clube, o Mister Ismael Mota fez o balanço das três épocas ao serviço da Formação e da Equipa Sénior do Futebol Clube de Fontelas



FCF - Sabemos que o Mister Ismael passou pela estrutura técnica do F. C. Fontelas por mais que uma vez. Conte-nos um pouco da sua passagem desportiva no clube.


IM - Sim, é verdade. Foram já cinco épocas ao serviço do F. C. Fontelas. Duas há cerca de sete épocas atrás com uma equipa de Iniciados, fazendo dupla com o Prof. Tó Félix, e estas últimas três épocas. Tinha acabado de fazer o Campeonato Nacional de Juvenis ao serviço do G. D. do Cachão ( Freguesia de Frechas, Concelho de Mirandela ) e tinha dito para mim mesmo que era o fim do ciclo da minha carreira de Treinador ( Nível II ) / Formador de Futebol de onze.


FCF - Como surgiu o convite para Treinador-principal da Formação do FCFontelas na época 2019/2020?


IM - O Prof. Trinta, na altura Presidente de Direção do F. C. Fontelas, época 2019-2020, ex-colega do Curso do 1.° Nível de Treinadores de Futebol, sabendo que estava disponível, convidou-me para orientar a Equipa de Juniores C.

Como se tratava de um clube do qual sou sócio vai para 16 anos ininterruptos, e como já tinha estado neste clube, tive que voltar com a palavra atrás, visto a minha intenção ser por fim à minha carreira de treinador, e dizer sim.


FCF - O Mister também passou pela estrutura técnica sénior nas épocas 2020/2021 e 2021/2022.


IM - Na época 2020/2021 tive a honra de fazer parte da equipa técnica sénior na qual o Treinador Principal era o Mister Bruno Gomes, acumulando com a função de Coordenador Técnico da Formação e de Treinador Principal da Equipa de Juniores B.

Por último, em 2021/2022 a minha passagem pela estrutura Sénior foi curta e um pouco complicada. Comecei por fazer a pré-época na sua totalidade e para ajudar o Mister Marco Maleiro devido à sua vida profissional. Naquela altura era muito difícil estar em todas as unidades de treino, Formação e Seniores, não esquecendo o transporte de atletas juvenis para Oliveira, Mesão Frio e Baião. E com algumas ideias por ele transmitidas fomos pondo o "barco a navegar", até que se chegou a uma altura em que era quase impossível o Mister Marco estar presente. Foi aí que me foi proposto assumir de vez a equipa Sénior e como as unidades de treinos coincidiam com o escalão Juvenil/Júnior fazia mais um esforço e fiquei à frente das duas equipas. Evidente que uma equipa não se faz em dois ou três meses, principalmente quando se trata de uma equipa renovada quase na sua totalidade e os resultados não estavam a aparecer. Foi aí que tomei uma decisão dizendo à Direção que era hora de convidarem um treinador que trouxesse uma mais valia à equipa sénior, libertando-me deste "grande fardo".




FCF - Que dificuldades sentiu durante as três épocas?


IM - Nestas três épocas foram "mais que muitas" as dificuldades. Desde o treinar algum tempo sozinho, na 1ª época, aparecendo mais tarde, a meu convite, um excelente Treinador de Guarda-Redes, o Rui Gomes, aos transportes, foram problemas e algumas dores de cabeça, mas com a ajuda dos diretores e colaboradores - Prof. Trinta e D.ª Natália de Queiroz e marido, o “barco nunca afundou”, antes pelo contrário.


FCF- Épocas 2019/2020, 2020/2021, 2021/2022 e Covid19. Três épocas e uma pandemia que influenciaram, e de que maneira, todo um trabalho e projeto, irão ficar na memória como um período muito intenso que acabou por vivenciar. Que balanço faz ao fim da terceira época no clube?


IM - Não houve nenhum momento específico que me tivesse marcado e que possa dizer “este marcou-me e nunca vou esquecer”. Houve, isso sim, pequenas conquistas que me deixaram muito orgulhoso e prefiro apenas duas: uma foi o facto de termos formado uma equipa de Iniciados - época 2019/2020, que se apurou para a fase seguinte, o apuramento de campeão, e que, não fosse interrompido por causa da pandemia, se teria possivelmente sagrado campeão distrital, que era um feito jamais conseguido por este pequeno grande clube com 97 anos de idade. Recordo que no último jogo antes do inicio da pandemia fomos ganhar ao Chaves por 4 a 1. Estávamos em segundo lugar como menos 1 jogo que o Vila Real e com apenas menos 2 pontos.

A outra foi a conquista da certificação e reconhecimento, por parte da F. P. F., do F. C. Fontelas como CBFF - Centro Básico de Formação de Futebol. 




FCF - Já agora, consegue nos dizer quantos kilómetros fez na sua viatura particular a transportar atletas da Formação?


IM - Quanto aos kms feitos por mim na minha viatura foram “mais que muitos”. Pura e simplesmente perdi a conta. Quanto ao conjunto de transportes façamos as contas: irmos quatro vezes por semana a Mesão Frio e a Baião, ir e vir, ou a Canelas, Poiares e Galafura... mas quando se trata de formar miúdos quer no futebol quer na sua vida cívica não se olha a meios para atingir os fins. O transporte tem sido um grande esforço para o F. C. Fontelas.


FCF - Onde acha que o clube poderá chegar nos próximos anos?


IM - O velhinho F. C. Fontelas, 97 anos de idade, se os sócios e as entidades responsáveis do nosso Concelho quiserem poderá ser um pequeno mas grande clube. Assim haja vontade de ajudar e trabalhar, deixar de haver nas mentes das pessoas de outras terras que já não é o clube do “olha a tábua” e que ultimamente não tem envergonhado a Freguesia e o Concelho. E tenho a certeza que irá ser umas das equipas a ficar do meio da tabela para cima.










FCF - Aos 60 anos terá seguramente ainda algum tempo de percurso pela frente. Que ambições e desafios se vê a querer abraçar no seu percurso de Treinador?


IM - Penso que, como disse, a minha carreira de treinador fica por aqui. Foram 24 anos a formar centenas de jovens do nosso Concelho e não só. Mas nunca digas “desta água não beberei”. Se houver um projeto que seja aliciante...










FCF - Sendo atualmente um dos sócios efetivos mais antigos do clube o que lhe apraz dizer sobre isso?


IM – Penso que haverá sócios mais antigos que eu no clube. Anos seguidos sem deixar de pagar as cotas penso que há poucos. Só para conhecimento sou sócio desde 2006 a esta parte. O que tenho a dizer é que haja um bocado de trabalho por parte das direções no sentido de bater de porta em porta da Freguesia, extensivo a todo o Concelho e não só, para se fazerem sócios, por uma quota anual, semestral, trimestral ou mensal, isto sem me querer meter no trabalho das direções - apenas uma sugestão minha, e quantos mais sócios houver, mais gente aparecerá no estádio.

Só para terminar deixem-me deixar um agradecimento especial aos sócios e atletas que tive a honra de treinar, e às três direções com quem trabalhei, e não levem a mal, muito especial ao Prof. Trinta, e por último, porque são sempre os primeiros, à Dª Natália, ao Chefe Queiroz, ao sr. Mário e ao Hugo Pinto, meu adjunto nas duas últimas épocas.





Obrigado Mister Ismael pelas suas palavras. Desejamos-lhe as maiores felicidades e sucessos para a próxima época assim como para a sua vida pessoal, familiar e profissional.

Bem-haja!

Fontelas, 2.julho.2022

FCF | DEPARTAMENTO DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO






0 comentários:

Enviar um comentário